DIRETRIZES DO TRABALHO

DIRETRIZES DO TRABALHO



● RECEPCIONISTAS

- São os responsáveis pelo correto agendamento das consultas, pela produção dos dados estatísticos, por transmitir informações gerais e atender os telefonemas;

- Atualizar as agendas sinalizando as presenças e as faltas nas consultas, e nos prontuários;

- Dar informações gerais, anotar os recados de modo completo nas agendas sendo objetivo e direcionado aos plantonistas e técnicos;

- Responsáveis por informar sobre as solicitações de declarações, laudos, atestados, receitas e documentação de LME;

- Realizar o cadastro e organização de prontuários a serem dispensados aos profissionais de saúde mental;

- Devem procurar os plantonistas ou a direção caso haja alguma dúvida sobre a demanda inicial dos pacientes;

● PLANTONISTAS

- Verificar a Agenda do CAPS e fazer os apontamentos necessários;

- Verificar se há necessidade de suporte ao Serviço Hospitalar de Referência em Saúde Mental do Hospital Hélio Montezano;

- Receber as situações de urgência, acolher e fazer o devido encaminhamento institucional, ou ao técnico de referência, de modo claro e direto, com data, registro e assinatura no prontuário;

- Construir uma rotina para o veículo junto com as técnicas de enfermagem para os atendimentos domiciliares de forma estratégica no espaço da cidade e distritos;

- Solicitar dois moradores do SRT para limpar o pátio, ou para a faxina se necessário;

- Produzir Ofício caso haja necessidade de atendimento emergencial domiciliar ou hospitalar. Na falta de veículo contatar o motorista do CAPS, ou o Setor de Transportes da SMS (3853 4070) ou Hospital (192 ou 3853 3691 ou 3853 4089);

● TÉCNICOS DE REFERENCIA

- Agendar horários para estar com os pacientes que são referências e seus familiares;

- Fazer os atendimentos e os projetos terapêuticos de seus pacientes, assim como agenciar as situações da atenção psicossocial;

- Os prontuários devem estar em dia com: Acolhimento, Comprovante de Residência, RG, CPF, Cartão do SUS, Folha de Evolução, RAAS e Projeto Terapêutico atualizado trimestralmente;

- Confirmar com os pacientes se estes estão com seus Cartões de Medicação em dia;

● ATENDIMENTOS

- No CAPS os atendimentos são imediatos e realizados pelos plantonistas do dia, sem agendamento prévio; as demais consultas são agendadas em fichas a serem fornecidas aos pacientes;

- Os pacientes devem aguardar na recepção, sala de grupo ou na sala de observação conforme orientação dos profissionais;

- No AMBULATÓRIO os atendimentos são realizados após agendamento com dia e hora marcados em fichas a serem fornecidas aos pacientes;

- Todos os pacientes devem apresentar cópia do: RG, CPF, Cartão do SUS e Comprovante de Residência atual, que ficarão nos prontuários.

-Todos os atendimentos devem ser registrados pelos profissionais nos prontuários com data, assinatura e carimbo e devem constar nas agendas ou nas folhas de produção;

● ACOLHIMENTO

- No AMBULATÓRIO os novos pacientes acima de 18 anos são agendados para acolhimentos todas as segundas-feiras a partir das 9h, ou no primeiro dia útil da semana;

- No CAPS são realizados acolhimentos emergenciais e os reacolhimentos dos pacientes do Departamento de Saúde Mental que não comparecem a mais de 1 ano. Estes são realizados pelos plantonistas, a partir da disponibilidade e sem agendamento;

- Atualização de prontuários e reacolhimentos devem ser realizados na Folha de Evolução.

- Atendimento psicológico até os 12 anos são realizados no CAIMI e dos 12 aos 18 anos na Policlínica;

● AGENDAMENTO DE CONSULTAS

- No Ambulatório agendamento com os recepcionistas;

- No CAPS somente os profissionais e os técnicos de referência dos pacientes podem agendar as consultas com os recepcionistas; há de se respeitar o quantitativo de vagas estipulado para cada profissional;

● TRATAMENTO

- Pacientes com mais de seis meses sem consultas não terão direto a receitas médicas;

- Pacientes com mais de um ano sem comparecer as consultas devem ser desligados e seus prontuários serão arquivados;

- Atestados médicos/psicológicos manuscritos devem ser fornecidos no ato da consulta ou, provisoriamente, preparados para aqueles que foram consultados nos últimos 3 meses;

- Receitas, atestados, declarações e laudos serão emitidos com o critério dos profissionais e devem ser solicitados com no mínimo 14 dias de antecedência;

● FARMÁCIA

- Aberta ao público das 08:30h as 16:00h para a distribuição, orientação e realização das medicações orais e injetáveis dos pacientes do CAPS e do Ambulatório;

- Entregar medicação oral em pacotes individuais juntamente com os nomes genéricos dos fármacos nas Fichas de Medicação; o paciente tem de estar ciente da medicação que faz uso;

- Realizar a medicação injetável na Sala de Observação obedecendo o critério clínico, orientação e indicações dos plantonistas e técnicos;

- Só será fornecida a medicação da farmácia do CAPS, nas seguintes condições: consulta psiquiátrica, mais atendimento com o técnico de referência somado a participação semanal em Grupo ou Oficina;

- Atenção quanto a elaboração de LMEs e Receitas em dia;

● COZINHA E FAXINA

- Seguir o mais próximo possível o Cardápio estabelecido pela nutricionista;

- Dispensar diariamente as 09h o Café da manhã; 11h o Almoço e 14:30h o Café da Tarde;

- Todas as Refeições devem ser realizadas no REFEITÓRIO;

- Atenção quanto a limpeza e higienização de todo o CAPS e do Ambulatório; as salas não usadas devem estar fechadas e devidamente organizadas;

- Finais da tarde e vésperas de finais de semana e feriados dispensar a alimentação da Residência Terapêutica;

● TRANSPORTE

- Os atendimentos domiciliares devem ser combinados com o motorista previamente e agendadas nas agendas do CAPS e do Ambulatório, e são prioridade ás emergências, aos acamados e aos distritos;

- Carteirinha de transporte gratuito são para os pacientes do CAPS, a partir de avaliação a agenciamento das Assistentes Sociais.

- Toda a documentação emitida pelo departamento deve ser entregue o quanto antes e as cópias recibadas devolvidas à direção do departamento de saúde mental;

● RECURSOS HUMANOS

- Localização e permanência nos setores de trabalho e pontualidade é necessário;

- Os horários combinados devem ser cumpridos e o preenchimento da folha de ponto é diário e deve ser transcrito o real tempo de trabalho;

- Parar organização do trabalho de equipe todas as faltas ao trabalho devem ser comunicadas a direção e aos recepcionistas e os atestados devem ficar anexos a folha de ponto;

- Os horários dos atendimentos individuais e em grupo devem ser seguidos conforme pactuado nas reuniões e conforme encontra-se afixados nos murais;

- Discernimento e bom senso quanto ao uso de celulares e smartphones;

- Usar o espaço da convivência para estar junto aos Pacientes e não somente junto aos colegas de trabalho;

- As solicitações de férias devem ocorrer com um mínimo de 2 meses de antecedência;

- Colaborar com a manutenção do trabalho individual e em equipe, com o respeito as diferenças, capacidade e limites de cada colega. Ética é fundamental;

● REUNIÕES

- Reunião de Equipe: todas as quartas-feiras das 13h às 15h com os técnicos e profissionais de nível superior do CAPS, Ambulatório e SRT;

- Reunião Geral de Equipe: última quarta-feira do mês das 13h às 14h com todos os profissionais do Departamento de Saúde Mental.

- Reunião da RAPS – Rede de Atenção Psicossocial: primeira quarta-feira do mês as 13h com CAPS, Ambulatório, SRT, CREAS, NASF, Hospital Geral e demais unidades;


Santo Antônio de Pádua, 07 de novembro de 2016.



Allan de Aguiar Almeida
Diretor Geral do Departamento de Saúde Mental
Psicólogo Clínico e Psicanalista

CRP 05/3235-7