DIRETRIZES DO
TRABALHO
● RECEPCIONISTAS
- São os responsáveis pelo correto
agendamento das consultas, pela produção dos dados estatísticos, por transmitir
informações gerais e atender os telefonemas;
- Atualizar as agendas sinalizando as
presenças e as faltas nas consultas, e nos prontuários;
- Dar informações gerais, anotar os
recados de modo completo nas agendas sendo objetivo e direcionado aos
plantonistas e técnicos;
- Responsáveis por informar sobre as solicitações
de declarações, laudos, atestados, receitas e documentação de LME;
- Realizar o cadastro e organização de
prontuários a serem dispensados aos profissionais de saúde mental;
- Devem procurar os plantonistas ou a
direção caso haja alguma dúvida sobre a demanda inicial dos pacientes;
● PLANTONISTAS
- Verificar a Agenda do CAPS e fazer os
apontamentos necessários;
- Verificar se há necessidade de suporte
ao Serviço Hospitalar de Referência em Saúde Mental do Hospital Hélio
Montezano;
- Receber as situações de urgência,
acolher e fazer o devido encaminhamento institucional, ou ao técnico de referência,
de modo claro e direto, com data, registro e assinatura no prontuário;
- Construir uma rotina para o veículo
junto com as técnicas de enfermagem para os atendimentos domiciliares de forma
estratégica no espaço da cidade e distritos;
- Solicitar dois moradores do SRT para
limpar o pátio, ou para a faxina se necessário;
- Produzir Ofício caso haja necessidade de
atendimento emergencial domiciliar ou hospitalar. Na falta de veículo contatar
o motorista do CAPS, ou o Setor de Transportes da SMS (3853 4070) ou Hospital
(192 ou 3853 3691 ou 3853 4089);
● TÉCNICOS DE REFERENCIA
- Agendar horários para estar com os
pacientes que são referências e seus familiares;
- Fazer os atendimentos e os projetos
terapêuticos de seus pacientes, assim como agenciar as situações da atenção
psicossocial;
- Os prontuários devem estar em dia com:
Acolhimento, Comprovante de Residência, RG, CPF, Cartão do SUS, Folha de
Evolução, RAAS e Projeto Terapêutico atualizado trimestralmente;
- Confirmar com os pacientes se estes
estão com seus Cartões de Medicação em dia;
● ATENDIMENTOS
- No CAPS os atendimentos são imediatos e
realizados pelos plantonistas do dia, sem agendamento prévio; as demais
consultas são agendadas em fichas a serem fornecidas aos pacientes;
- Os pacientes devem aguardar na recepção,
sala de grupo ou na sala de observação conforme orientação dos profissionais;
- No AMBULATÓRIO os atendimentos são
realizados após agendamento com dia e hora marcados em fichas a serem fornecidas
aos pacientes;
- Todos os pacientes devem apresentar cópia
do: RG, CPF, Cartão do SUS e Comprovante de Residência atual, que ficarão nos
prontuários.
-Todos os atendimentos devem ser
registrados pelos profissionais nos prontuários com data, assinatura e carimbo
e devem constar nas agendas ou nas folhas de produção;
● ACOLHIMENTO
- No AMBULATÓRIO os novos pacientes acima
de 18 anos são agendados para acolhimentos todas as segundas-feiras a partir
das 9h, ou no primeiro dia útil da semana;
- No CAPS são realizados acolhimentos emergenciais
e os reacolhimentos dos pacientes do Departamento de Saúde Mental que não
comparecem a mais de 1 ano. Estes são realizados pelos plantonistas, a partir
da disponibilidade e sem agendamento;
- Atualização de prontuários e reacolhimentos
devem ser realizados na Folha de Evolução.
- Atendimento psicológico até os 12 anos são
realizados no CAIMI e dos 12 aos 18 anos na Policlínica;
● AGENDAMENTO DE CONSULTAS
- No Ambulatório agendamento com os
recepcionistas;
- No CAPS somente os profissionais e os
técnicos de referência dos pacientes podem agendar as consultas com os
recepcionistas; há de se respeitar o quantitativo de vagas estipulado para cada
profissional;
● TRATAMENTO
- Pacientes com mais de seis meses sem
consultas não terão direto a receitas médicas;
- Pacientes com mais de um ano sem
comparecer as consultas devem ser desligados e seus prontuários serão
arquivados;
- Atestados médicos/psicológicos
manuscritos devem ser fornecidos no ato da consulta ou, provisoriamente,
preparados para aqueles que foram consultados nos últimos 3 meses;
- Receitas, atestados, declarações e
laudos serão emitidos com o critério dos profissionais e devem ser solicitados
com no mínimo 14 dias de antecedência;
● FARMÁCIA
- Aberta ao público das 08:30h as 16:00h
para a distribuição, orientação e realização das medicações orais e injetáveis
dos pacientes do CAPS e do Ambulatório;
- Entregar medicação oral em pacotes
individuais juntamente com os nomes genéricos dos fármacos nas Fichas de
Medicação; o paciente tem de estar ciente da medicação que faz uso;
- Realizar a medicação injetável na Sala
de Observação obedecendo o critério clínico, orientação e indicações dos
plantonistas e técnicos;
- Só será fornecida a medicação da
farmácia do CAPS, nas seguintes condições: consulta psiquiátrica, mais
atendimento com o técnico de referência somado a participação semanal em Grupo
ou Oficina;
- Atenção quanto a elaboração de LMEs e
Receitas em dia;
● COZINHA E FAXINA
- Seguir o mais próximo possível o
Cardápio estabelecido pela nutricionista;
- Dispensar diariamente as 09h o Café da
manhã; 11h o Almoço e 14:30h o Café da Tarde;
- Todas as Refeições devem ser realizadas
no REFEITÓRIO;
- Atenção quanto a limpeza e higienização
de todo o CAPS e do Ambulatório; as salas não usadas devem estar fechadas e
devidamente organizadas;
- Finais da tarde e vésperas de finais de
semana e feriados dispensar a alimentação da Residência Terapêutica;
● TRANSPORTE
- Os atendimentos domiciliares devem ser
combinados com o motorista previamente e agendadas nas agendas do CAPS e do
Ambulatório, e são prioridade ás emergências, aos acamados e aos distritos;
- Carteirinha de transporte gratuito são
para os pacientes do CAPS, a partir de avaliação a agenciamento das Assistentes
Sociais.
- Toda a documentação emitida pelo
departamento deve ser entregue o quanto antes e as cópias recibadas devolvidas
à direção do departamento de saúde mental;
● RECURSOS HUMANOS
- Localização e permanência nos setores de
trabalho e pontualidade é necessário;
- Os horários combinados devem ser
cumpridos e o preenchimento da folha de ponto é diário e deve ser transcrito o
real tempo de trabalho;
- Parar organização do trabalho de equipe
todas as faltas ao trabalho devem ser comunicadas a direção e aos
recepcionistas e os atestados devem ficar anexos a folha de ponto;
- Os horários dos atendimentos individuais
e em grupo devem ser seguidos conforme pactuado nas reuniões e conforme
encontra-se afixados nos murais;
- Discernimento e bom senso quanto ao uso
de celulares e smartphones;
- Usar o espaço da convivência para estar
junto aos Pacientes e não somente junto aos colegas de trabalho;
- As solicitações de férias devem ocorrer
com um mínimo de 2 meses de antecedência;
- Colaborar com a manutenção do trabalho
individual e em equipe, com o respeito as diferenças, capacidade e limites de
cada colega. Ética é fundamental;
● REUNIÕES
- Reunião de Equipe: todas as quartas-feiras
das 13h às 15h com os técnicos e profissionais de nível superior do CAPS,
Ambulatório e SRT;
- Reunião Geral de Equipe: última
quarta-feira do mês das 13h às 14h com todos os profissionais do Departamento
de Saúde Mental.
- Reunião da RAPS – Rede de Atenção
Psicossocial: primeira quarta-feira do mês as 13h com CAPS, Ambulatório, SRT,
CREAS, NASF, Hospital Geral e demais unidades;
Santo Antônio de
Pádua, 07 de novembro de 2016.
Allan
de Aguiar Almeida
Diretor Geral do
Departamento de Saúde Mental
Psicólogo Clínico e
Psicanalista
CRP 05/3235-7